sexta-feira, 4 de julho de 2008

Ja Rule: "ganhamos dinheiro, isso é o que importa"



O rapper Ja Rule inicia nesta quarta-feira, 2, sua terceira turnê pelo Brasil. O músico - que já vendeu mais de 20 milhões de discos em todo mundo - vem para divulgar seu novo álbum, The Mirror, que deve ser lançado no segundo semestre de 2008.

A apresentação de estréia será realizada somente para convidados na casa Royal Club, na Rua da Consolação, região central de São Paulo. Em dias normais, o ingresso masculino na casa custa em média R$ 80. Ja Rule também se apresenta, entre os dias 4 e 12 de julho, nas cidades de Porto Alegre, Brasília, Vitória e Rio de Janeiro.

Indicado a três prêmios Grammy em 2002, o norte-americano também esteve no Brasil em 2004, no Hip Hop Manifesta, e em 2005, quando tocou no Recife e na capital paulista.

Terra Magazine conversou com Ja Rule por email. Na entrevista, ele fala sobre o novo disco e diz esperar por "muita diversão" na terra dos Racionais MC's.

O cantor - cujo nome de batismo é Jeffrey Atkins - também comenta as mudanças no rap norte-americano, que em pouco mais de 20 anos deixou de ter a denúncia social como mote para tratar de mulheres, dinheiro e sucesso.

- O rap se tornou mainstream. Todos estamos ganhando dinheiro, temos de fazer música que venda. Isso é o que importa - afirma.

Barack Obama ou John McCain? Atkins revela quem é seu candidato à presidência dos EUA nas eleições deste ano.

- Obama, é claro. McCain é só um outro Bush - diz.

Ja Rule aproveita sua visita ao país para, ainda nesta quarta-feira, visitar crianças beneficiadas por um projeto social na favela de Paraisópolis, em São Paulo. Nos Estados Unidos, ele mantém uma instituição de assistência a jovens abandonados.

Leia a seguir a íntegra da entrevista com o rapper Ja Rule:

Terra Magazine - Qual a expectativa para esse turnê no Brasil?
Já Rule - Muita diversão, bons tempos. Eu sempre me divirto no Brasil, amo esse país.

O que você conhece de música brasileira?
Eu conheço Fabz, ele é o cara que está me trazendo pela segunda vez. É um artista que também faz rap em português, espanhol e inglês. Ele é fogo. Nós vamos trabalhar juntos, seu álbum vai sair em 2008 e você pode ter certeza que eu vou estar nele.

Você teve uma criação de Testemunha de Jeová. Sua formação religiosa influenciou de alguma maneira suas letras, as quais freqüentemente falam sobre armas e violência?
Ah, você tem de saber que a maioria das músicas dos rappers não é o sobre que eles vivem, é só contação de histórias, é isso que é.

Nos anos 80, começo dos 90, o rap nos Estados Unidos versava principalmente sobre problemas sociais. Agora, mulheres e dinheiro são os temas mais comuns. Como você vê essa mudança?
Mudanças são boas, eu acho uma boa coisa. O rap se tornou mainstream. Todos estamos ganhando dinheiro, isso é o que importa.

Suas letras também tratam de mulheres, sucesso e temas similares. É natural cantar sobre essas coisas?
De novo, nós não cantamos sempre sobre aquilo que vivemos, nós temos de fazer música que venda, isso é o que importa.

O primeiro show desta nova turnê será em um local freqüentado pela alta sociedade. Qual o seu sentimento a respeito, já que você veio do gueto?
Eu me sinto bem por poder me apresentar para todos os tipos de público e que nós possamos nos relacionar, a música é universal, não há fronteiras, rico, pobre, o que quer que seja...

O que seu próximo álbum, The Mirror, vai refletir exatamente?
Um monte de mudanças, um Ja Rule mais maduro, boa música e o espaço em que eu me encaixo na minha vida neste momento.

Em quem vai votar nas eleições deste ano à presidência dos EUA?
Obama, é claro, e eu sei que ele vai vencer. Obama é mudança, McCain é só um outro Bush!

Para finalizar: o rapper Jay-Z, seu amigo, foi criticado pela banda de rock Oasis por tocar no festival Glastonbury, na Inglaterra; Jay-Z revidou, abrindo sua apresentação com uma paródia da música Wonderwall, do Oasis. O que você acha dessa controvérsia?
Jay fez o que tinha de fazer, e ele é "o" cara. Ele pode fazer o que quiser: eu estarei com ele por todo o caminho.

Fonte::Terra Magazine

Nenhum comentário:

Incrivel Como Podemos Fazer Fortuna na Net Honestamente, Venha, Seja + um a ter Estabilidade Financeira!